Wikia

Wiki Felix felicis fanon

Página principal

Discussão0
491 pages em
Este wiki

O pênis (referido ainda como falo, embora o termo carregue outros sentidos, ou pene [este pouco usado])[1] é o órgão sexual dos indivíduos do sexo masculino, dentre os vertebrados ou invertebrados que possuem órgãos sexuais. No ser humano, seu formato é cilíndrico; tem dimensões que variam tipicamente entre 10 e 18 centímetros, no seu estado ereto; é formado por dois tipos de tecidos (dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso)[2] e, em sua extremidade, observa-se uma fenda, que é a terminação da uretra, canal este que escoa o esperma e a urina. É, portanto, um órgão que atua em duas funções: na reprodução e na excreção.[3]

Anatomia Editar

O pênis está dividido em partes internas e externas. O pênis externo está dividido em três partes: cabeça, corpo e raiz.[3] A cabeça é chamada glande e é o ponto mais sensível do pênis. Enquanto ele está flácido, a glande é envolvida por uma pele chamada prepúcio,[4] que serve para proteger a parte sensível do pênis ao ambiente externo e é conectada na parte inferior do pênis numa área chamada freio. Quando o pênis fica ereto, o prepúcio desloca-se para trás, deixando a glande exposta.[5]

Arquivo:High and tight circumcision style.jpg

O corpo é um prolongamento fálico e a raiz é a parte do pênis que está inserida dentro do corpo do homem.[6]

Vale ressaltar que é comum a retirada do prepúcio através de cirurgia chamada postectomia (popularmente conhecida por circuncisão). Tal procedimento é realizado por questões culturais, religiosas, estéticas ou de higiene principalmente para evitar o acúmulo de esmegma produzido pelas glândulas prepuciais. A referida cirurgia é também um método para solucionar a condição de indivíduos cujo prepúcio, com o pénis em ereção, não permite a exposição da glande (problema este chamado fimose) e, também, como pré-requisito para realização da cirurgia de aumento peniano.[7]

O interior do pênis é constituído pelos corpos cavernosos, corpo esponjoso[2] e pela uretra.[3] O corpo esponjoso é um tecido, situado na parte inferior do pênis, que envolve e protege a uretra. Os dois corpos cavernosos situam-se um ao lado do outro na parte superior do pênis.[2]

Arquivo:Pênis.JPG
Arquivo:Penis parts.png
Arquivo:Male genitalia reworked.jpg

Puberdade Editar

Quando os rapazes "entram" na puberdade, os testículos começam a amadurecer e o pênis aumenta. O pênis cresce, mais ou menos, até aos 18 anos, e o crescimento na largura começa, aproximadamente, aos 11.[8] Durante o processo, os pêlos púbicos crescem acima e em torno do pênis. É também no início da puberdade que se dão as primeiras ejaculações, normalmente durante o período em que o rapaz está a dormir (polução noturna).[9]

Fisiologia Editar

Arquivo:Masturbating.JPG

O pênis em sua função excretora, mantém-se no estado flácido. Nota-se que o corpo humano é incapaz de liberar, ao mesmo tempo, urina e esperma, pois existem músculos situados na entrada da bexiga, que se contraem, impedindo a mistura dos dois fluidos.[10]

Na função reprodutora do pênis, quando estimulado, ocorre a ereção. Na ereção, os corpos cavernosos inundam-se de sangue, num fluxo contínuo, promovendo, então, o seu aumento. Existe uma válvula que regula esse fluxo: o pénis só aumenta de tamanho até um certo limite.[11]

Na reprodução, o pênis ereto é introduzido na vagina da mulher e, através de espasmos musculares, é introduzido o esperma, líquido que contém os espermatozóides que deverão fecundar o(s) óvulo(s) que estiver(em) maduro(s) para ser(em) fecundado(s).[11]

O ato da introdução do pênis na vagina chama-se cópula ou coito (v. relação sexual humana).[12]

Tamanho Editar

Arquivo:Pénis erecto 3.jpg

Predefinição:Artigo principal O crescimento do pênis ocorre assim que o menino adentra a puberdade, fase em que todas as características sexuais e os órgãos reprodutores começam a se desenvolver. O crescimento do pênis se dará, normalmente, até os 18 anos de idade. Durante esse processo, ocorre também o crescimento dos pêlos púbicos.[3]

Como regra geral, o pênis de um animal é proporcional ao seu tamanho, mas tal fato varia muito entre as espécies. O gorila, por exemplo, apesar de seu tamanho grande, tem o pênis menor que o do chimpanzé. Comparativamente, o pênis humano é maior, em relação ao seu tamanho, do que o de qualquer outro primata[13].

Aumento peniano Editar

Predefinição:Artigo principal As soluções para o aumento do pênis, divulgadas na mídia, passam por técnicas manuais, bombas de vácuo, esticadores e cirurgia. A maioria dessas soluções, excetuando-se a cirurgia, não é comprovada cientificamente. A cirurgia de aumento peniano também é chamada faloplastia, e envolve, tanto a Cirurgia do Ligamento Suspensor[14] com objetivo de aumento no comprimento do pênis, como a "Injeção de PMMA no corpo Peniano", para engrossamento do órgão. É necessária uma cirurgia de fimose (postectomia), antes de efetuar o procedimento.[7]

Ver também Editar

Predefinição:Correlatos

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória